quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Mas afinal qual a importância da literatura infantil?(por: Giucelly)

Além de despertar na criança ou adulto o interesse pela leitura, a literatura infantil busca proporcionar emoções e situações pouco comuns no nosso cotidiano. Nos transporta para outras estórias e histórias, onde podemos ser o que quisermos, sem sair do lugar, tendo apenas como ferramenta principal uma imaginação criativa e ilimitada. 
A literatura infantil é uma arte e assim como todas as artes dependem do ponto de vista individual do leitor ou observador, pois o que pode me tocar profundamente pode não tocar em você, é tudo uma questão de interpretação pessoal. Algumas pessoas associam a literatura infantil a textos, livros, poemas e outros que estejam direcionados apenas para as crianças, ou ainda, que busquem o aperfeiçoamento da linguagem, mas a literatura infantil é uma arte e assim como todas as artes estão disponíveis para qualquer faixa etária, o único pré-requisito é permissão para se deixar envolver, ou seja, pessoas abertas para sentir emoções. 
Muito se banaliza a arte nos dias atuais, e muitos acreditam que só é arte se gerar renda, lucros e retorno. A experiência artística vai além do que se pensa, elaborar um livro, produzir um quadro, compor uma musica, construir artefatos de argila ou madeira e outras coisas mais, isso seria arte concreta, mas interpretar e sentir essa arte também é arte. Vamos viajar em um livro infantil, podemos ser um animal, qualquer personagem ou um objeto, tudo que a imaginação nos permitir avançar, isso que é a experiência da entrega e da emoção pela arte. A arte nos dias atuais perdeu sua essência, pois o capitalismo banalizou de forma tão devastadora,  que os sonhos se tornaram sonhos de consumo, se antes a literatura me transportava para um reino encantado onde eu era a princesa, hoje eu posso ser só eu! Basta ter apenas um carro do ano, um bom emprego, um apartamento de frente para o mar lotado de aparelhos eletrônicos de ultima geração e uma gorda conta bancária, num estralar de dedos o príncipe aparece de carne ossos diante de mim. O capitalismo diz você pode ter tudo o que quiser basta ter dinheiro, e é comum ouvir as pessoas dizer que o dinheiro não traz felicidade, mas manda comprar!
Afinal depois de tanto blá, blá,blá qual a importância da literatura infantil? Do meu ponto de vista é encantar, transmitir, introduzir, integrar as culturas, transportar, transformar, mas principalmente permitir que um mundo tão violento, marginalizado, vulgar e nocivo possa existir pessoas que se sensibilizem e se emocionem com as artes mesmo que sob óticas multiculturais. 

Um comentário:

  1. Reflexões profundas, hein? Que bom que a arte está neste lugar tão especial!

    ResponderExcluir