domingo, 10 de março de 2013

O ler é um momento de prazer

Aprendemos na aula de  literatura infantil, que ler se traduz num momento de prazer, precisamos cada dia lutar para que nunca se acabe este prazer pela leitura. Principalmente quando ainda pequeno, isto pode acontecer com a literatura infantil, que estimula na criança o seu mais profundo imaginário.Sabemos que é  na infância que este prazer pode começar a existir, e jamais abandonar o sujeito mesmo ao tornar-se adulto.

 


É preciso mediar o prazer pela literatura,  os fazendo entender, das leituras mais simples as mais complexas. A criança tem esta capacidade sim, mas não apenas um professor e um livro devem ser disponibilizado para isto, principalmente nas escolas muitas vezes o falta é:

*  Um currículo que na sua composição de saberes, valorize um momento para que este estimulo aconteça diariamente.Tornando a criança de um simples aluno que lê, a grandes leitores dos mais variados gostos literários.

                          


*Tempo e local, ou seja espaço adequado: Sala  de leitura, biblioteca, até o pátio da escola pode ser um local de socialização de criações literárias  feitas pelos alunos e isto dispõe de tempo direcionado  a leitura.

  


*Recursos: Precisa-se um acervo rico em variedades literárias. equipamento de multimídia para auxiliar o professor,materiais que o ajude a desenvolver por exemplo um semana de roda de leitura que comportem as diversas dinâmicas que ele fará para despertar no aluno, este prazer infindo que o acompanhara hoje e sempre   



Um comentário:

  1. Acredito agora que ler é algo que começa cedo, não tive tanto incentivo e nem recusos em meu lar e escola, mas sei que, o pouco que me foi passado me ajudou a torna-me uma leitora um pouco tímida, nos gostos literários que tenho, mas agora mais contente por saber que posso contribuir para tornar uma criança um leitor com prazer.

    ResponderExcluir